Como os barcos navegam?
Flutuando e com auxilio de impulsão o barco navega, para o equilíbrio na flutuação deve-se prestar atenção em dois tipos de centro de gravidade CG e temos CG1
(que é a parte da embarcação que fica abaixo da linha da água) o CG1 sempre deve estar acima do CG2 e quanto mais profundo o CG2 melhor será a estabilidade.
As Primeiras Embarcações
Os primeiros barcos egípcios de vela datam de 3000 A.Cou ainda antes. Estes eram usados no rio Nilo que era ideal para as iniciais embarcações à vela. O vento no Nilo é normalmente de norte, portanto se eles querem ir para sul eles simplesmente enrolam as velas. Se eles quiserem navegar para norte, diminuindo as ações das velas, utilizam a corrente do rio. Este barco era construído com tábuas que eram unidas com cordas.
Como um barco a vela consegue navegar contra o vento
Totalmente contra o vento não rola, mas da para navegar quase de encontro a ele.
Essa forma de levar o barco é chamada de navegação a bolina ou cochado e é feita mantendo a embarcação sempre a cerca de 45 graus em relação ao vento contrário.
Tudo é uma questão de como se posiciona a vela. Os barcos a vela também costumam ter motor, mas ele só é usado em situações específicas, como quando não há vento, ou para fazer manobras quando se vai encostar a embarcação. Navegar cochado é possível, mas dá um belo trabalho: demora-se cerca de quatro vezes mais para percorrer um trecho do que quando se está a favor do vento!
http://Mundoestranho.Abril.com.br/material/como-um-barco-a-vela-consegue-navegar-contra-o-vento.
Elias e Suellen, Gabriel Nathan, Milena e Juliana
muito legal essa pesquisa muita obirgado Elias e Suellen, Gabriel Nathan, Milena e Juliana
ResponderExcluirana laura
muito bom
ResponderExcluir